Primeira ecoendoscopia com punção por agulha é realizada no Hospital Unimed

Ecoendoscopia com punção por agulha: Procedimento ocorreu nas dependências do novo empreendimento, que é referência em saúde na região

Poucos dias após a inauguração do novo Hospital Unimed Vale do Sinos, o local já recebeu sua primeira ecoendoscopia, procedimento realizado pelo médico Gastroenterologista e Especialista em Endoscopia Digestiva da cooperativa, Dr. Nelson Coelho.

A ecoendoscopia com punção por agulha é a fusão da endoscopia digestiva com a ecografia em um só equipamento, fundamental para diagnósticos mais precisos. Há também indicações terapêuticas, possibilitando intervenções minimamente invasivas. “O procedimento já existe há algum tempo no Rio Grande do Sul, mas é o primeiro no Vale do Sinos, vindo qualificar ainda mais o setor de Endoscopia Digestiva”, salienta o Dr. Nelson Coelho.

O profissional explica que a finalidade da ecoendoscopia é possibilitar diagnósticos mais precisos, sendo método auxiliar e complemento aos exames de imagem como tomografia e ressonância.

Uma das grandes indicações é obter tecido (biópsias) de locais de difícil acesso, como o pâncreas, por exemplo, além de ter um papel importante na oncologia (auxílio no diagnóstico e estadiamento dos tumores do trato gastrointestinal)”, completa.

Para o médico cooperado, a expectativa de realizar o procedimento na região é muito positiva: “Eu creio que o método venha contribuir no diagnóstico e terapêutica de casos mais complexos”

Segundo a Dra. Luciane Pereira, gastroenterologista e representante médica da especialidade na Unimed Vale do Sinos, o procedimento veio para ficar. “Esse é um exame diagnóstico que, definitivamente, veio para ficar e tem uma aplicação prática que permitirá que possamos realizar uma medicina da mais alta qualidade e com alta resolutividade na área”, explica.

“A Unimed trouxe para a região um exame altamente sofisticado, permitindo que a população possa realiza-lo no conforto de sua cidade ou região, sem necessidade de deslocamento”, completa.

Related Post