
O Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), foi reconhecido internacionalmente como o quarto melhor hospital da América Latina, aponta o World’s Best Hospitals 2025 – tradicional ranking da revista norte-americana Newsweek. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (26 de fevereiro). Esta é a sexta vez que a instituição gaúcha aparece no ranking que classifica as 250 melhores instituições ao redor do mundo; o Moinhos de Vento é o único representante brasileiro fora do estado de São Paulo nesta lista.
Elaborado anualmente, o ranking elenca os melhores hospitais de todo o mundo. Nesta edição, foram incluídos dados de 2,4 mil instituições em 30 países. Na listagem mundial, o Moinhos de Vento está na 127ª posição e integra o seleto grupo de 10 representantes da América Latina entre os 250 classificados, sendo eles chilenos e brasileiros.
O ranking leva em consideração as recomendações de médicos, profissionais e gestores da área da saúde, e também, a análise de desfechos clínicos; além de nortear o público sobre os requisitos, que precisam ser considerados, para que um serviço de saúde seja avaliado como excelente. O ranking na íntegra pode ser consultado em: https://www.newsweek.com/rankings/worlds-best-hospitals-2025-top-250.
“Temos a missão de ser a melhor instituição do Brasil até o fim desta década. Queremos chegar lá não apenas para cuidar de quem nos busca, mas, também, para ser uma liderança que transforme a saúde do país”, ressalta o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. Para ele, o ranking da Newsweek mostra a solidez do caminho que o hospital está trilhando: “queremos ser líderes para Cuidar das Pessoas e mudar o Brasil por meio da saúde, gerando desenvolvimento e sustentabilidade para um futuro melhor para todos”, completa.
Entre outros reconhecimentos, o Hospital Moinhos de Vento também é um dos seis hospitais de referência do País – o único da região Sul. E com isso, é o único fora de São Paulo a participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.
Também foi considerada a melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios 2024 e conquistou mais dois importantes reconhecimentos na América Latina recentemente: foi eleito pela Latam Business Conference o terceiro melhor hospital do continente e o segundo melhor do Brasil no Top Ranking Latam Best Hospitals. Já em ranking elaborado pela Intellat, Moinhos foi o segundo melhor da América Latina em telemedicina e experiência do paciente.