Ecoendoscopia com Punção por Agulha

Ecoendoscopia

A Ecoendoscopia com punção por agulha permite ao seu médico a examinar o revestimento do seu estômago bem como as paredes do seu trato gastrointestinal alto e baixo. O trato alto é o esôfago, estômago e duodeno; o trato baixo inclui o cólon e reto. A ecoendoscopia também é usada para estudar órgãos internos que se localizam próximo ao trato gastrointestinal tais como o pâncreas e a vesícula biliar. O que é ecoendoscopia? Seu endoscopista usará um tubo fino e flexível chamado endoscópio. O médico passará o endoscópio através da boca ou ânus até a área a ser examinada. Seu médico então ligará o ultrassom conectado ao tubo para produzir ondas sonoras que criarão imagens visuais do trato digestivo.
Ecoendoscopia com punção por agulha

Urgegastro Ecoendoscopia com punção por agulha

A Ecoendoscopia com Punção por Agulha é, nos dias de hoje, o exame de referência na definição histológica das lesões peri-digestivas e/ou digestivas, ou seja, massas, nódulos ou cistos. E é indicada para: – Massas ganglionares peri-digestivas de natureza imprecisa (tuberculose, sarcoidose, linfomas, metástases de carcinoma e tumores endócrinos); – Massas pancreáticas sólidas; – Diagnóstico de um tumor visível unicamente por ecoendoscopia; – Punção de pequenas lâminas de ascite, de carcinoses peritoneais em sua forma inicial, de gânglios metastáticos à distância; – Diagnóstico da natureza de uma massa dificilmente acessível ou inacessível por via percutânea; – Diagnóstico de um tumor visível unicamente por ecoendoscopia; – Punção de pequenas lâminas de ascite, de carcinoses peritoneais em sua forma inicial, de gânglios metastáticos à distância; – Lesões císticas do Pâncreas; – Tumores sub-mucosos ou subepiteliais do tubo digestivo. A Ecoendoscopia é um procedimento que combina um exame de ultrassonografia e uma endoscopia digestiva. Uma sonda de ultrassonografia em miniatura é colocada com a ajuda de um aparelho de endoscopia à proximidade do órgão a ser estudado/examinado. Esta sonda serve para procurar e examinar certas anomalias do aparelho digestivo ou de órgãos vizinhos. Seu desempenho é incomparável na visualização de pequenas lesões/anomalias. Também é fundamentalmente útil para diagnosticar certos tumores e/ou determinar a extensão e para colocar em evidência certas doenças benignas (cálculos, pancreatites e outras).

Como eu devo me preparar para a ecoendoscopia ?

Para a EE do trato gastrointestinal alto, você não deve comer nem beber nada. Nem mesmo água, por aproximadamente seis horas antes do exame. Seu médico deverá dizer-lhe quando começar a jejuar. Para a EE do reto e cólon, seu médico deverá instruí-lo a consumir ou um grande volume de uma solução de limpeza especial ou seguir uma dieta de líquidos claros com laxativos ou enemas anteriormente ao exame. O procedimento poderá ter que ser remarcado caso você não siga as instruções do seu médico cuidadosamente.

Ecoendoscopia e meus medicamentos de uso contínuo.

Você pode continuar tomando a maioria das medicações como de costume até o dia do exame. Avise o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você estiver tomando e sobre qualquer alergia que tenha a medicação. Medicamentos anticoagulantes (heparina ou coumadin) podem precisar ser ajustados antes da UE. Insulina também precisara ser ajustada no dia da EE. Cheque com o seu médico anteriormente sobre essas prescrições.

Após a Ecoendoscopia com punção por agulha precisarei tomar antibióticos? Antibióticos geralmente não são necessários antes ou depois da Ecoendoscopia. Mas avise o seu médico se você precisa tomar antibióticos antes de procedimentos dentários. Caso o médico julgue necessário, poderá usar antibióticos durante a EE ou depois do procedimento para ajudar a prevenir infecções. Seu médico pode prescrever antibiótico caso você esteja fazendo um procedimento de EE especial tais como drenar fluídos ou um cisto guiado pela EE. Novamente, avise o seu médico sobre qualquer alergia a medicamento.

Como irei respirar durante a ecoendoscopia com punção por agulha?

O instrumento não interfere a sua capacidade respiratória. O procedimento em si, geralmente leva de quinze a quarenta e cinco minutos. A maioria dos pacientes considera o exame apenas minimamente desconfortável e muitos adormecem durante o procedimento. Uma EE do gastrointestinal baixo pode ser feita segura e confortavelmente sem medicação, mas você recebera sedativo se o exame for ser prolongado ou se o médico for examinar a uma distância significativa do cólon. Você começará deitando do seu lado esquerdo com as suas costas viradas para o médico. A maioria das EEs do reto dura de 10 a 30min.

Onde fazer a ecoendoscopia com punção por agulha em Porto Alegre?

Os melhores hospitais de Porto Alegre oferecem este serviço, no entanto o Dr. Nelson Coelho atende no Hospital Moinhos de Vento e na Fugast. Já em São Leopoldo atende na Unimed. Excerpt in english Ecoendoscopy allows your doctor to examine the lining of your stomach as well as the walls of your upper and lower gastrointestinal tract. The upper tract is the esophagus, stomach and duodenum; The lower tract includes the colon and rectum. Echoendoscopy is also used to study internal organs that are located near the gastrointestinal tract such as the pancreas and gallbladder. What is ECOENDOSCOPY? Your endoscopist will use a thin, flexible tube called an endoscope. The doctor will pass the endoscope through the mouth or anus to the area to be examined. Your doctor will then attach the ultrasound attached to the tube to produce sound waves that will create visual images of the digestive tract. Quem leu este artigo mostrou interesse pelos seguintes tópicos: ecoendoscopia com punção por agulhas, ecoendoscopia em Porto Alegre, O que é ecoendoscopia, Onde fazer ecoendoscopia. Saiba mais