Ecoendoscopia com Punção por Agulha

Ecoendoscopia

A Ecoendoscopia permite ao seu médico a examinar o revestimento do seu estômago bem como as paredes do seu trato gastrointestinal alto e baixo. O trato alto é o esôfago, estômago e duodeno; o trato baixo inclui o cólon e reto. A ecoendoscopia também é usada para estudar órgãos internos que se localizam próximo ao trato gastrointestinal tais como o pâncreas e a vesícula biliar. Seu endoscopista usará um tubo fino e flexível chamado endoscópio. O médico passará o endoscópio através da boca ou ânus até a área a ser examinada. Seu médico então ligará o ultrassom conectado ao tubo para produzir ondas sonoras que criarão imagens visuais do trato digestivo. A Ecoendoscopia com Punção por Agulha é, nos dias de hoje, o exame de referência na definição histológica das lesões peri-digestivas e/ou digestivas, ou seja, massas, nódulos ou cistos. E é indicada para: – Massas ganglionares peri-digestivas de natureza imprecisa (tuberculose, sarcoidose, linfomas, metástases de carcinoma e tumores endócrinos); – Massas pancreáticas sólidas; – Diagnóstico de um tumor visível unicamente por ecoendoscopia; – Punção de pequenas lâminas de ascite, de carcinoses peritoneais em sua forma inicial, de gânglios metastáticos à distância; – Diagnóstico da natureza de uma massa dificilmente acessível ou inacessível por via percutânea; – Diagnóstico de um tumor visível unicamente por ecoendoscopia; – Punção de pequenas lâminas de ascite, de carcinoses peritoneais em sua forma inicial, de gânglios metastáticos à distância; – Lesões císticas do Pâncreas; – Tumores sub-mucosos ou subepiteliais do tubo digestivo. A Ecoendoscopia é um procedimento que combina um exame de ultrassonografia e uma endoscopia digestiva. Uma sonda de ultrassonografia em miniatura é colocada com a ajuda de um aparelho de endoscopia à proximidade do órgão a ser estudado/examinado. Esta sonda serve para procurar e examinar certas anomalias do aparelho digestivo ou de órgãos vizinhos. Seu desempenho é incomparável na visualização de pequenas lesões/anomalias. Também é fundamentalmente útil para diagnosticar certos tumores e/ou determinar a extensão e para colocar em evidência certas doenças benignas (cálculos, pancreatites e outras).

Como eu devo me preparar para a ecoendoscopia ?

Para a EE do trato gastrointestinal alto, você não deve comer nem beber nada. Nem mesmo água, por aproximadamente seis horas antes do exame. Seu médico deverá dizer-lhe quando começar a jejuar. Para a EE do reto e cólon, seu médico deverá instruí-lo a consumir ou um grande volume de uma solução de limpeza especial ou seguir uma dieta de líquidos claros com laxativos ou enemas anteriormente ao exame. O procedimento poderá ter que ser remarcado caso você não siga as instruções do seu médico cuidadosamente.

Ecoendoscopia e meus medicamentos de uso contínuo.

Você pode continuar tomando a maioria das medicações como de costume até o dia do exame. Avise o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você estiver tomando e sobre qualquer alergia que tenha a medicação. Medicamentos anticoagulantes (heparina ou coumadin) podem precisar ser ajustados antes da UE. Insulina também precisara ser ajustada no dia da EE. Cheque com o seu médico anteriormente sobre essas prescrições.

Após a Ecoendoscopia precisarei tomar antibióticos?

Antibióticos geralmente não são necessários antes ou depois da Ecoendoscopia. Mas avise o seu médico se você precisa tomar antibióticos antes de procedimentos dentários. Caso o médico julgue necessário, poderá usar antibióticos durante a EE ou depois do procedimento para ajudar a prevenir infecções. Seu médico pode prescrever antibiótico caso você esteja fazendo um procedimento de EE especial tais como drenar fluídos ou um cisto guiado pela EE. Novamente, avise o seu médico sobre qualquer alergia a medicamento.

Como irei respirar durante a ecoendoscopia?

O instrumento não interfere a sua capacidade respiratória. O procedimento em si, geralmente leva de quinze a quarenta e cinco minutos. A maioria dos pacientes considera o exame apenas minimamente desconfortável e muitos adormecem durante o procedimento. Uma EE do gastrointestinal baixo pode ser feita segura e confortavelmente sem medicação, mas você recebera sedativo se o exame for ser prolongado ou se o médico for examinar a uma distância significativa do cólon. Você começará deitando do seu lado esquerdo com as suas costas viradas para o médico. A maioria das EEs do reto dura de 10 a 30min. Saiba mais