parallax background

Procedimento Inédito na Endoscopia Digestiva no Brasil

Lançamento da 3ª Edição do Livro Rotinas em Cirurgia Digestiva
8 Março, 2018
Ecoendoscopia Porto Alegre
DDW 2018 – Digestive Disease Week
5 Junho, 2018
 

O Dr. Nelson Coelho realizou a colocação de uma prótese metálica, chamada de sistema Axios, para drenagem pancreática, no Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento.

O stent para drenagem de coleções pancreáticas e necrosectomia endoscópica (Axios) está sendo utilizado nos centros avançados de endoscopia. Inédito, o procedimento mostrou vantagem em relação aos tratamentos existentes, já que o tempo de procedimento foi reduzido de duas horas para apenas 10 minutos, com possibilidade de alta para o paciente no mesmo dia. Além disso, permitiu a remoção de necrose existente na cavidade que se formou após a grave pancreatite que acometeu ao paciente.

A área também passou a contar com o Spyglass, que possibilita a visualização em alta definição das vias biliares e do canal pancreático pela via oral. Suas indicações são para a realização do diagnóstico histológico de estenoses biliares sob visão direta e também para a realização da litotripsia a laser em cálculos difíceis das vias biliares. Trata-se de uma nova alternativa, que antes só era possível através de procedimentos cirúrgicos..

Cuide bem do seu corpo, ele é o único lugar que você tem para viver.